Participe do site

quinta-feira, 24 de março de 2016

O estresse

  Boa noite galera!
O assunto de hoje é algo assustador. A maior parte da população sofre principalmente com dias tão tumultuados.

O tal estresse se dar principalmente pela adaptação do novo. Até as emoções extremamente positivas podem causar o estresse.  É meus queridos até aquelas alegrias. Sabe aquele conseguiu comprar, aquela prova no concurso pública e aquele lindo ou aquela linda que você sempre desejou pode desencadear o estresse.


Ele também pode vir do cansaço, desgaste do dia. Sabe aquela sensação de carrega o mundo nas costas. Então também é mais um motivo para ele vem estrese.
Como todos sabem as grandes tristezas, sofrimentos, a raiva, o ódio, a mágoa e todas as emoções e  sentimentos negativos causam estresse. Isso se dá, porque sua mente tem um grande gasto energético . As frustrações também causam uma grande elevação do estresse.
Contudo, contudo as vezes você pode nem imaginar, ou deve saber o mundo hoje está tão informativo. Eu mesmo entro no vício na informação. Isso, porque sou muito curiosa. Minha história preferida é da Alice. Enfim é natural sim e o ser humano é um todo por isso as emoções e a fisiologia humana está lá toda juntinha. A problemática é o tal desequilíbrio do estresse. Ele sim é responsável por ocasionar tantas patologias vão de abaixar a imunidade, causar quadras alérgicos, problemas respiratórios, dores de cabeça, intestinais queda de cabelo. Nossa como o estresse abaixa nossa autoestima. Mexe com nossa perspectiva de vida. Já mexeu muito com a minha, embora eu trabalhei para diminuir esse problema das pessoas ainda mexe. Sempre  vou ser humana.

Nós massoterapeutas somos sim profissionais da saúde. A massagem tem a grande finalidade de diminuir, de equilibrar as reações do estresse. Justamente para não deixar o indivíduo em um estado patológico. Por isso a massoterapia é uma medicina preventiva. Agrego ao meu trabalho técnicas de respiração. Tanto a massagem clássica como a drenagem podem ajudar o paciente que sofrer de autos níveis de estresse. A massagem clássica é responsável por tirar tensões, ainda acabar mesmo com as contraturas. A drenagem por ser suave, embora sua função seja diminuir edema, também diminui o estresse e ainda o seu sistema de atuação é o linfático responsável pela defesa do organismo. A massagem tem bons efeitos  psicológicos e fisiológicos para os pacientes. Uma felicidade é escutar que pessoas que recebem massagem começam a ficar menos doentes. 
Atividades físicas e uma alimentação adequada também equilibram essas tais reações. Assim como a massagem elas também diminui o corticoide, hormônio do estresse. Nutricionista, fisioterapeutas, profissionais de educação física também são atuantes. Você combater usando a escada ao inves do elevador, dando aquela caminhadinha, diminuindo doces e frituras, tomar chás, consumir verduras.
Já cuidei de casos estremos de estresse, já passei por casos extremos de estresse.  Tive sucesso.
Tenho o hábito de fazer técnicas de respiração, mas a ajuda do médico e dos psicólogos nunca são dispensáveis. O estresse pode vir também de um quadro pós traumático. O profissional que cuida de indivíduos que passam por determinadas situação são esses terapeutas. Conheço profissionais fantásticos. Tem uma então que realmente muito querida e especial. Não se envergonhe ao precisar de ajuda. É um grande ato de coragem conhecer suas limitações, suas fraquezas. Quem é forte se cuida, pedi socorro. Cuide-se, pois o maior projeto de amor é o amor próprio. Pode ser científico e bíblico já é uma certeza. Tenha consciência de quem você realmente quer, realmente é. Uma psicologa, essa que eu disse que era muito especial, me ensinou isso. 


       

  Outra dica muito importante é reserva um tempo para fazer aquilo que gosta. Sabe aquilo que consegue tirar um belo sorriso do seu rosto. Você tem dedicar um tempo das suas curtas 24 horas para seu prazer. Foi médico que me falou sobre isso em uma fase complicada. Daí eu escrevia poesias, comecei com os blogs e aqui estou. Não sou nenhuma escritora famosa, mas meu textos me fazem bem. Uns só para mim e outros para compartilhar com vocês. Também trabalho com prazer. Amo ser massoterapeuta. Isso me ajudou muito e também pode te ajudar. Escrevo em dois blogs esse de dicas e refletindo com Vivi. 
 Agora a prova que sempre dá certo é porque o hormônio do prazer, a ocitocina é justamente contrário ao hormônio do estresse.
Esse tal atividade ti faz mais feliz, mais saudável e você entender o seu lugar no mundo.
Por isso hoje temos atividades como musicoterapia, arteterapia. Descubra sua expressão.Entenda que ser feliz é algo do seu total merecimento.

2 comentários :

  1. Costumamos falar que o estresse é o mal do século . E como vc bem falou, causa muitos problemas, tanto físico como emocionalmente. Legal vc ter correlacionado sua profissão e os benefícios para o controle do estresse. Às vezes atitudes simples como uma consciência corporal, uma respiração lenta e profunda e bons pensamentos já ajudam...Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Minha profissão está totalmente ligada em diminuir o estresse abaixar os seus níveis.Eliminamos as contratura por exemplo. Estudei sobre ele no curso, fiz uma pesquisa e relatei experiências profissionais e pessoais. Espero que ajude!

      Excluir

Deixe seu comentário ou pergunta sobre o assunto