Participe do site

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Quando a beleza rompe os seus limites

Bom dia! Hoje véspera de um merecido feriado!
Eu desejo a todos vocês um dia surpreendente.
Mas vamos para o assunto de hoje. 
Você se preocupa com sua aparecia? Você acredita que exagera?
Não consegui sair de casa por está se achando feia ou feio?
Você se acha magro demais? Quando falam que você está bem você simplesmente não acredita?
Mesmo que a balança diga que está abaixo do peso e o seu IMC(Índice de massa corpórea) estejam  baixos, você pensa que ficaria melhor com alguns quilinhos a menos? Você senti culpa ao comer? Toma ou pensa em ingerir laxantes? Provoca vômitos? Como é a sua relação com alimentos?
Será que simplesmente você não pensa em nada disso?
Esses perguntas estão ligadas justamente ao que se refere as distorções ligadas a beleza. Esse problema tem uma grande carga emocional, psicológica, social e também mental, pois as distorções são sempre provocadas pela mente.
O individuo que passa por uma situação assim está doente e precisa do médico e também de uma equipe como psicólogos, nutricionistas.
Por favor fiquem atentos se tem algo da sua família ou ciclo de amizade passando por isso. Fique consciente!

As patologia ali citadas chamam-se anorexia; quando o individuo deixa de comer por em sua visão distorcida sempre se ver muito acima do peso; bulimia: quando se desenvolve uma compulsão por alimentos associada há um grande sentimento de culpa. Resulta vômitos forçados e grande ingestão de laxantes; vigorexia: o individuo fica escravo da sua  forma física e almeja um corpo atlético,fica obcecado por alimentação que acredita ser saudável e uma árdua rotina de exercícios físicos.
Talvez vocês se perguntem, porque o blog de uma massoterapeuta aborda temas tão diferentes? Aqui não era para falar de massagem?
 
Esse é o livro da Camila Cury- A beleza está nos olhos de quem ver indico  para todos e todas.
Eu já trabalhei com estética e a bem pouco tempo e tive alguns exemplos de pessoas que desenvolviam tais patologias ou mesmo apresentavam certas tendências a esses aspectos.Li um livro da Camila Cury( psicologa-filha do Augusto Cury

( filha do Augusto Cury) que abordava muito bem esse tema. Eu mesma não queria me escravizar ou viver apenas por um corpo perfeito.

Nós profissionais da saúde ou da estética temos que ficar atentos a esses possíveis pacientes. Afinal lhe damos com vidas. Não com números. E pessoas como disse post anterior, são feitas de mente, de emoção, sentimento, história, fisiologia. Tente orientar aqueles você assiste. A não ser se esse alguém não se abrir. Faça a diferença não contribua para essas patologias. 
Não tão complicado para nós profissionais identificarmos um  individuo com essas patologias observe que ele nunca fica satisfeito com o tratamento.
Você que se encontra nesse quadro se abra para a vida! Busque ajuda! Não fique sozinho!

Você muito mais do que pode enxergar no espelho! Confie na sua essência e naquilo te faz especial.
E como já dei a dica para problemas psicossomáticos procure desenvolver uma atividade que mexa com sua criatividade. Procure tirar o foco  do corpo.
 Exercite seu lado esquerdo cérebro! Que indica a tal criatividade.



A arte é expressão da alma, portanto se expresse. Pinte, desenho, faça como eu crie histórias, prosas, poesias, faça esculturas, sejam compositores, mas do que musicas, sejam os produtores da vida de vocês.

Pintura de Francisco Souza Ferreira, renomado pintor maranhe-se


Use e abusem dessas dicas ou não usem nada como diria Augusto Cury " Suba no palco da vida", mas vivam e não deixem de procurar ajuda profissional esse distúrbio pode causar a morte, mas você pode escolher a vida!




























terça-feira, 28 de abril de 2015

Psicossomatica

 Ola, boa terça-feira, galera!
O assunto de hoje é algo que causa polêmica e ainda está sobre estudos.
Que é a ciência ter disciplinar chamada psicossomática
psique= mente, somática= corpo.
Ela trata exatamente em como as nossas emoções influência em nosso corpo.
Em meio dos meus estudos para construir esse post. Vi diversas opiniões e visões diferentes.
Há crenças de que tudo é psicossomático e outras que tudo vem de fundo fisiológicos.
Outros, assim como eu defendem que tudo pode ser visto de ambos os lados.
Certamente o ser humano é um só e não pode ser analisado, por pedacinho. Ele é um todo. Podemos observar que quando estamos emocionalmente fragilizados as patologias chegam bem mais rápido.
Você já observou nisso não é verdade?
Quando vem aquelas doenças não descobertas por nenhum diagnóstico.
Isso acontece, não é verdade?
O tal do psique comando muita coisa.
Sabe as vezes para um estudo ser mais didático temos mesmo que analisar pedacinho, mas o ser humano é aquele, que é sentimento, que é um animal biológico, social. Tudo isso em apenas um.
Você não pode ignorar as transformações do meio. A sociedade nos influência, os vírus, ah, os vírus eles existem, tem vermes também, bactérias, agressões físicas e também todas as biológicas.
Então é exatamente por isso que nada deve ser ignorado.
Falar que tudo pode vir de fundo emocional pode até trazer uma carga de culpa para nós viventes dessa Terra sejam mulheres e homens.
Se emocionar é algo natural e nem sempre te deixa doente, mas pode deixar também, mas culpa não é sua.
Chore e sorria quando a emoção mandar.

Você é um ser humano não uma maquina.
Pense nisso sempre!

*Não deixe de procurar o médico quando seu corpo adoecer


             Papel do massoterapeuta

   Quando algo emocional influência o ser humano. Psicólogos, muitas vezes os psiquiatras e outros terapeutas também ajudam o tratamento desse paciente.
No entanto nós massoterapeutas também temos a nossa parte, pois muitas dores no corpo podem também ser as tais doenças psicossomáticas.
É bem interessante uma avaliação também do emocional, claro não dispensando os profissionais da mente.
Acredito que deve haver sim um vínculo entre o terapeuta e o paciente. Não que seja um vínculo igual ao da amizade, mas ainda sim um vínculo.
Temos que analisar todas as causas. Saber exatamente o que o estresse por exemplo pode causar.
A fibromialgia por exemplo tem seus fatores emocionais.
Analise sempre um ser humano como um todo.

*Recebi uma dica também de um médico homeopata e de uma psicologa que é desfocar os problemas pela solução, de uma maneira simples que é fazer o paciente ou a paciente fazer uma atividade que cause prazer, usando a criatividade.
Foi assim que surgi o meu blog Poesia, texto, razão e reflexão, depois hora da Salada, Refletindo com Vivi, logo esse Blog decidi usar meu prazer por escrever para também falar tudo que abrange minha profissão.
Isso me faz bem mais feliz!

Espero que gostem da dica!
Abraços!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Postura- a Ergonomia é coisa séria

   Na hora do trabalho, de atividades físicas quase ninguém lembra dos cuidados posturais, que algo bem normal. Você está lá tão preocupado em executar tal tarefa, que ultima coisa que você pensa é na pobre da coluna.
Você lembra mesmo quando chega a dor.
Então aparece a tal da LER( Lesão por esforço repetitivo) ou a DORT( distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, como hoje especialistas gostam de chamar. Aparecem assim um conjunto de patologias como tendinite, artrite, outros processos inflamatórios. Todos ver esse sufixos ite quer dizer inflamação, também dores na lombar, na cervical, a síndrome do carpo.
Aqui algumas dicas simples de Ergonomia ilustradas.

                                   
     Observe que ao pegar a caixa deve se flexionar o joelhas de maneira que não aja grande curvatura da coluna.
              

     Esses suportes chamados de mamãe canguru são aconselháveis, investigue antes de consumir a melhor marca, procure referencias, e a ajuda de profissionais para a sua segurança e a do bebê.


      Você deve se abaixar flexionar bem joelhos e pernas para não sacrificar sua coluna. Repare que na posição errada há uma grande curvatura na lombar. Imagine depois a dor do individuo.

                       
     Mais uma vez a flexo de joelhos se põe como algo correto. Na errada o que acontece é uma grande flexo de dorso, tronco e além da cabeça. Peso por si só acarreta problemas com a má postura então. Nesse caso a patologia pode se espalhar por várias arias da sua coluna.
   
                 

         Não mantenha o seu braço esticado, uso os cotovelos para flexioná-los. Articulações tem mesmo que ser usadas para dar mais liberdade aos nossos movimentos.
      

   Neste caso você pode observar flexões erradas. Digitar com todos os dedos também é sempre uma boa dica. Evite sempre fazer a tal flexão de punho.


Pesquise, analise muito bem todo equipamento que você vai usar ao ficar no computador. Precisa-se de uma cadeira certa, um descanso para os pés também é bem legal. Usar todos os dedos para a digitação.

Quando já  houve uma patologia procure primeiro o médico.
      
                                             
                     
 Fisioterapeutas, massoterapeutas também podem ser necessários, legal muitas vezes aliar a algumas outras medidas complementares.
Alongamentos são interessantes com também a orientação do especialista.


 Vamos evoluir com um mundo, sem tanta dor!

sábado, 18 de abril de 2015

Sensor que acha o câncer antes dele surgir

Boa tarde galera! Esse post é mais informação que recebo por e-mail do combate ao câncer e que vou compartilhar nos meus dois blogs!
Um sensor grande avanço da ciência!
Confiram!



Posted: 08 Apr 2015 06:22 AM PDT
Priscila Kosaka desenvolve projeto há seis anos em laboratório espanhol.
Técnica é 10 milhões de vezes mais sensível do que as atuais disponíveis.
A cientista brasiliense Priscila Kosaka, que desenvolveu uma técnica menos invasiva para detecção de câncer (Foto: Priscila Kosaka/Arquivo Pessoal)A cientista brasiliense Priscila Kosaka, que desenvolveu uma técnica menos invasiva para detecção de câncer (Foto: Priscila Kosaka/Arquivo Pessoal)
Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

A pesquisadora explica que o sensor é como um “trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.
“Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a detecção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bioamostra”, afirma. “Atualmente nenhuma técnica é capaz de encontrar a ‘agulha no palheiro’. Portanto, existe uma necessidade de tecnologias capazes de registrar moléculas individuais na presença de outras moléculas muito mais abundantes. E o nanosensor que desenvolvi é capaz de fazer isso.”
De acordo com a cientista, novos estudos podem fazer com que o nanosensor também seja usado para identificar a que tipo específico pertenceria uma amostra cancerígena (gastrointestinal ou de pâncreas, por exemplo). Dados da Organização Mundial da Saúde estimam 21,4 milhões de novos casos de câncer em todo o planeta em 2030, com 13,2 milhões de mortes. Há mais de cem tipos da doença, e os mais comuns são de próstata, mama, cólon, reto e pulmão.
Entre os benefícios da técnica desenvolvida por Priscila está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia e por meio dos exames rotineiros de check-up. A cientista conta que ainda é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para os estudos. Um dos objetivos da pesquisadora é que o equipamento tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população.
“[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, diz a mulher. “Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab.”
Bacharel em química pela Universidade de Brasília e doutora na área pela Universidade de São Paulo, Priscila é a responsável pelas atividades relacionadas à funcionalização de superfícies do laboratório, além de trabalhar na otimização de estratégias de imobilização de biomoléculas em microcantilevers para biosensing. Ela atua ainda no desenvolvimento de sistemas de nanomecânicos e na combinação de nanotecnologias para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis e específicos e é avaliadora e revisora de projetos europeus para a European Commission desde 2011.
A pesquisadora conta que a descoberta pode ser usada ainda no diagnóstico de hepatite e que pretende estender a técnica a mais doenças, como o Alzheimer. “Em lugar de fazer uma punção na medula espinhal para extrair líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico de distúrbios neurológicos, temos sensibilidade suficiente para detectar uma proteína em uma concentração muito baixa no sangue. Assim, o paciente não precisa passar por um exame tão invasivo, pode fazer um simples exame de sangue.”
Benefícios
O oncologista Gustavo Fernandes afirmou apreciar a possibilidade de ver tecnologias do tipo à disposição no dia a dia. “Poder fazer diagnóstico precoce por meio de métodos menos invasivos é muito elegante. Os métodos que temos hoje são muito rudimentares, são muito arcaicos. É um exame físico melhorado em relação ao que se via antes, mas estamos atrás de nódulos, de caroços. O paciente continua fazendo uma porção de testes, de exames de imagem.”
O médico disse ainda esperar ver como o equipamento poderá ajudar pacientes, já que cada tipo de câncer evolui de uma forma diferente e que mesmo entre tipos iguais há variações  – como as causas, o comportamento no organismo e a agressividade. A única certeza é de que a intervenção precoce é uma aliada no combate à doença.
“A gente fala de brincadeira que todos os tumores que a gente tratava como comuns estão ficando raros. Câncer de mama é comum, mas as características genéticas são tão específicas que você não trata mais de câncer de mama, mas de câncer de mama de categoria tal. Ou seja, se você for apertando, você vai ter uma centena aí de doenças a partir de uma só. É que nem de pulmão, você acaba dividindo em muitos grupos. Tem muitas alterações sendo detectadas, que acaba que sob um mesmo nome tem várias doenças”, concluiu.
Fonte: Portal G1
O post Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é o melhor remédio para a prevenção.

Essa matéria está também no R7 e teve como fonte o G1

terça-feira, 14 de abril de 2015

Reflexologia

Bom dia galera!
O assunto de hoje é uma metodologia oriental,  a qual eu tenho grande simpatia, pois eles veem o ser humano como um todo.

Como diria um médico devemos tratar o doente, não apenas a doença. Umas psicologas também em um vídeo que eu assisti.
Nem tudo psicológico, mas o ser humano é assim tudo junto, embora que para o estudo ficar sempre mais didático vemos tudo separadinho.
A mente humana tem muitas capacidades, no entanto as vezes é bom facilitar.
É importante salientar que aqui no Brasil tais técnicas são tidas como complementares e muitos estudiosos ainda não aceitam, até mesmo a mensagem ainda tem suas lutas, a drenagem é aquela que mais respeitada pela ciência e os médicos indicam mesmo em caso de pós operatório.
Também já recebi de cliente a indicação de uma ginecologista para retirada de retenção de liquido.

E sempre o caminho procurar a medicina tradicional e muitas vezes outros profissionais também.
Agora o que consiste mesmo a reflexologia ou reflexoterapia?
Consiste exatamente em pontos reflexos  do corpo que podem corresponder uma aria dos pés, das mãos, facial ou auricular.
Quando é auricular, ou seja nas orelhas é bem melhor ser trabalhada com uma semente de noz mostarda, a auriculoterapia, dessa forma é melhor alcançado os pontos.  E necessário do profissional um conhecimento em fisiologia e anatomia humana para executar qualquer técnica ligada a reflexologia.
A face e as mãos

tem os seus pontos reflexos também, porém a mais usual é dos pés reflexólogos afirmam que a podal é sempre melhor a ser trabalhada.
Uma base disso é nele podemos observar mais terminais nervosos.
Também é mais fácil de tocar tais pontos.
A terapia não é uma técnica relaxante como apenas uma massagem nos pés, eles são um ponto de grande relaxamento, na verdade na reflexologia pode ser causada um certo desconforto e os movimentos tem que ser precisos e exigem pressão nos dedos.
O alivio vai ser sentido mesmo depois da execução da técnica.
Quando o paciente se encontra com um nível auto de estresse ou ansiedade por exemplo ele pode  sentir uma sensação de amplo bem estar.
É coadjuvante no emagrecimento, mas lembre-se emagrecer sempre depende mais do paciente, tem que cuidar da alimentação, praticar exercícios, desenhar na mente e tomar uma decisão já falei sobre isso em outras postagens e mais uma vez o médico nos casos de obesidade é fundamental.
Até em patologias mais avançadas a reflexologia pode ajudar, mas lembre-se sempre do médico.
Agora se você procura um reflexólogo só para o bem estar ai sim, pode ficar mais tranquilo a técnica é maravilhosa.
Estabeleça com o terapeuta sempre uma relação de confiança, por isso procure um profissional sério e responsável. Procure conversar toda a massagem exige uma grande troca de energia, troca esse que se faz necessário se estabelecer um vínculo, um vínculo profissional.
Procure sempre relaxar, esquecer preocupações, uma dica é manter o celular sempre desligado na hora terapia. Viva esse momento para você!

Indicação

  • Prisão de ventre
  • Alteração da pressão arterial
  • Constipação
  • Dor na coluna
  • Labirintite
  • Inchaço nas pernas
  • Cálculos renais
  • Asma
  • Hipertensão
  • Colesterol
  • Tireóide
  • Inflamação
  • Equilíbrio de cálcio

  • *Tive uma ajudinha do site dicas de massagens

    É contraindicado de pessoas diabéticas, os pés sempre são uma parte muito sensível em pessoas com essa patologia. Também não deve ser aplicado em que apresenta fratura ou ferida onde a terapia será aplicada. Quem sofre de câncer também não é indicado nenhuma terapia manual a não ser com uma prévia indicação médica. Só ele pode dar a devida atenção ao caso é necessário um estudo celular. Em gestantes também não é indicado, pois massagem envolve muito a circulação.

    *Procure sempre outras fontes de pesquisa!
    Abraços!

    domingo, 12 de abril de 2015

    Toque- Massagem arte

     O toque é troca da energia,
    o toque é o sentido,
    exaltado na van poesia,
    o toque da emoção,
    toque que cura,
    toque do coração,
    da alma,
    toque,
    Ah! O toque!
    Toque que acalma.
    Antiguidade e a massoterapia

    Massagem também e arte, por isso uma poesia!



    terça-feira, 7 de abril de 2015

    Massagem terapêutica

     Ola pessoal!
    Desejo que todos tenha um excelente dia! Que possa ser muito abençoado e surpreendente.
    O assunto de hoje do dicas da Vivi Barbosa é a massagem terapêutica.
    Que na verdade é uma variação da massagem clássica ou conhecida como massagem relaxante. Muitas massagens podem ter essa tal variação. Até mesmo aqueles tipos mais exóticos.
    Sim os orientais tem uma visão diferente da nossa ( visão o qual eu aprecio muito) eles tratam o doente não a doença e tem também aqueles estágios que eles falam sobre o equilíbrio. Os tais estágios Yng e Yang. 
    Sobre os pontos reflexos se você apenas observar sistema nervoso vai ver que realmente está tudo ligado, de certo reflexologia funciona.
    Mas enfim qual é a tal diferença da massagem que só para relaxar  e terapêutica?
    A diferença principal está na finalidade, no entanto a uma variação no toque e na manobra para tratar tais patologias. Algumas o toque tem que ser mais leve, misturando a tal leveza e precisão, outros executar manobras mais fortes para poder se livrar por exemplo de contraturas. E a casos que também a massagem é contraindicada sendo usado outros métodos da fisioterapia ou mesmo uso de antiflamatórios. 
    Em casos de tumores por exemplo a massagem é sempre contraindicada. Existe também algumas lesões e casos agudos de inflamações. Em hernia de disco a casos que massagem é indicada e outros não. Sempre procure o seu médico. 
    A massagem relaxante em outra visão também pode ser vista como terapêutica, porque ela alivia o estresse um grande mal do tempo moderno, que ainda é causador de tantos malis, atua também contra a doenças psicossomáticas- Doenças que tem fundo emocional, mas acometem o corpo.
    Tudo isso pode ser dado como uma questão de visão. A massoterapia é o estudo, é melhor visão do toque.

    A quem se interessar pelo meu trabalho ligue 96997-1508(tim)
    Que também é meu zap
    Abraços!





    quarta-feira, 1 de abril de 2015

    Projeto Abrale

    Bom dia galera!
    Uma quarta abençoada para todas vocês
    Hoje vou compartilhar mais uma informação que recebo por e-mail da luta do combate ao câncer


    Vamos falar de um projeto deles especializado em crianças que sofrem de leucemia ou lifoma.
    O nome do projeto se chama dodoi.
    As informações abaixo compartilhadas foram recebidas por e-mail




    Todos os dias, crianças são diagnosticadas com algum tipo de câncer. E, como já sabemos, passar pelo tratamento não costuma ser fácil…
    Mas com a sua ajuda, isso vai mudar!
    A ABRALE, em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, desenvolveu o “Programa Dodói”, que constitui em um kit lúdico, formado por materiais educativos sobre o tratamento e bonecos do Cebolinha e da Mônica.
    O projeto está no Catarse, uma ferramenta que possibilita seu financiamento. Para isso, faça sua doação e garanta que esse kit chegue às mãos de centenas de crianças hospitalizadas no ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.
    página do programa:http://www.abrale.org.br/docs/dodoi/index.html
    site da Abrale:http://www.abrale.org.br/

             Realização:

    Abrale e Instituição Maurício de Souza


        Alguns parceiros:

    Resultado de imagem para dasa logoResultado de imagem para multibrink logo
    *Esse post foi publicado nos dois blogs pela importância da informação.