Participe do site

domingo, 17 de maio de 2015

10 dicas de combate ao câncer de mama

   Bom  dia o assunto de hoje  é sobre o câncer de mama.
Mais dicas que eu recebo por e-mail

Indicado como o tipo que mais mata as mulheres no Brasil e no mundo, o câncer de mama tem quase 100% de chances de cura quando diagnosticado precocemente
dicas do câncer de mamaMundial e nacionalmente, o câncer de mama é o que mais incide na população feminina. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) já estimou que em 2014 deverão surgir mais de 57 mil novos casos da doença, sendo 2.060 no estado do Ceará e 850 em Fortaleza. O instituto também apontou São Paulo como a cidade com maior incidência, com 16.160 novos casos.
Em tempos de Outubro Rosa, movimento popular criado para conscientizar sobre o câncer de mama, seguem algumas dicas para prevení-lo. Embora nem sempre haja uma causa específica, existem fatores que estão ligados ao aumento do risco de desenvolvimento da doença. Como método de prevenção, confira a lista com 10 dicas para prevenir o câncer de mama:
1 – Varie a alimentação ao máximo. Frutas, legumes, verduras e leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e feijão branco, são alimentos de origem vegetal que ajudam a prevenir o câncer de mama. Além de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células, tais alimentos têm o poder de consertar o DNA danificado quando a agressão já estiver iniciada ou de pelo menos interromper a multiplicação desordenada, caso o conserto não seja possível;
2 – Mulheres acima dos 40 anos já devem se preocupar mais com o câncer de mama, principalmente se houver algum histórico de caso na família, em parentes de primeiro grau como pai, mãe, irmãos e filhos. As mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia sempre a cada dois anos;
3 – Não é aconselhável que mulheres na menopausa façam reposição hormonal. Caso necessite, faça sempre sob orientação estrita de um médico;
4 – Não fume. Estudos científicos garantem que fumar, a longo prazo, aumenta o risco de incidência da doença em algumas mulheres;
5 – Faça o auto-exame. O câncer de mama é silencioso, o que torna difícil a detecção de sintomas. Além de consultar um ginecologista, nunca dispense fazer o auto-exame, pois é através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos;
6 – Evite ingerir bebida alcoólica. O consumo de álcool, por menor que seja, pode aumentar o risco de desenvolvimento do câncer. A possibilidade se torna ainda maior quando a bebida alcoólica é associada ao tabaco;
7 – Pratique uma atividade física regularmente que lhe dê prazer e saia do sedentarismo. Pessoas obesas produzem mais estrogênio, um hormônio feminino responsável pelo aparecimento do câncer de mama;
8 – Um banho de sol de 10 minutos, antes das 10 horas ou após as 16 horas, não faz mal a ninguém. Pelo contrário. A leve exposição aumenta a produção de vitamina D, reduzindo pela metade os riscos de câncer de mama;
9 – Pelo menos duas vezes por semana tome sopa de tomate, substituindo a água pelo suco de cenoura. Além de nutritiva, a sopa se torna um antioxidante que auxilia na prevenção do câncer;
10 – Amamente o máximo de tempo possível. As mães que amamentam seus bebês por pelo menos um ano reduzem o risco de desenvolverem o câncer de mama futuramente.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cuidados com a pele na gravidez II- Alimentação

 Bom dia galera! E bom dia ainda mais especial para mamães.
Hoje o assunto é a pele da gestante. Mães desde desse tempo se preocupam com os seus filhinhos e essa dica vai ajudar bastante.
Também é do livro Beleza levada a sério- Doutora Denise Steiner
   
  Galera amo livros! Apesar de gostar muito dos benefícios da tecnologia. Esse assunto era bem grande e precisava de duas partes lá vai.
 Em se tratando de alimentação das gestantes, as palavras de ordem são: equilíbrio e bom senso. Equilíbrio é importante sempre para tudo na vida e com alimentação não poderia ser diferente. Já que é algo essência para a vida humana.
  A gravida deve comer frutas e verduras de todos os tipos e preocupa-se com uma alimentação balanceada com um pouco de proteína, poucas gorduras, uma boa dose de vitaminas e muito leite. Para o proteção da pele propriamente dita, é importante que a dieta das grávidas contenha cenoura, tomate, laranja, alimentos que contenham caroteno.
 Mas nada de exageros, pois o aumento exagerado de peso será prejudicial à mulher e só trará complicações na hora do parto. Geralmente esse controle é acompanhado a risca pelo obstetra nas consultas.
Sempre dê importância ao médico!
Esse texto teve algumas adaptações minhas, pois eu sempre dialogo com que eu escrevo.
Espero que aproveitem a dica!
Leiam sempre livros relacionados a esse e outras questões. Exerçam o direito de refletir e questionar!
E dia das mães é mesmo todos os dias por isso estou dedicando maio todo para elas,

terça-feira, 12 de maio de 2015

Shantala

   Boa tarde, minha galera linda!
Vocês já devem saber que o foco desse mês de maio se resume em uma linda palavra mãe.
E hoje o assunto é a shantala uma massagem de manobrar bem suaves apropriada para bebês.
Sou massoterapeuta, embora eu reconheça os benefícios da tecnologia em estética sou fascinada por massagem.


Massagem é arte, é história, é ciência, é afeta. Ela consegui unir estudos comprovados, com tradições milenares.
A profissão massoterapia exige criatividade, estudo e alguns casos boa intuição. Tive um excelente professor que sempre dizia para não confiar em receitas de bolo.
A shantala  como a massagem clássica  é também uma tradição milenar, quando falo da intuição, porque certamente foi usada a intuição pelos primeiros que executaram os movimentos.
Os primeiros registro vieram da Índia
Doutor Frédérick 
pelo doutor francês Frédérick Leboyer  que provavelmente ficou encantado ao ver os movimentos de uma indiana, que era portadora de deficiência, com o seu bebê. Ela estava em uma casa de caridade. Shantala era o seu nome daí foi batizada a técnica.

O mais incrível que o médico estava apenas de passagem, segundo relatos não tinha pretensão. científica.

                     Algumas manobras da Shantala


Benefícios da Shantala


      Os benefícios são bem parecidos com uma massagem relaxante promove relaxamento, sensação de prazer, tranquilidade, qualidade de sono, ajuda a circulação sanguínea.



                                                 

 Algo que maior que a ciência é o processo de interação entre mães e filhos que essa massagem promove. Muito podem vê-la apenas como um carinho.
Acredito que seja até uma visão legal, pois não há nada mais belo que a relação de afeto.
O maior amor do mundo é o amor de uma mãe.
Certamente a criança que recebe a técnica se torna um adulto mais seguro. 
A relação do toque traz segurança, traz uma sensação que só conhece que já recebeu algo tão agradável.




        

             

                


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Drenagem linfática na gravidez

   Bom dia galera!
Hoje o assunto é a minha massagem queridinha a drenagem linfática manual.
Novamente vem aqui falar de drenagem é como é mês das mães é para as gravidinhas que estou escrevendo hoje.
Período pelo qual eu ainda não passei, mas certamente o mais emocionante, de maior manifestação de amor.
A massagem fez ocorrer já uma interação que parte do emocional, psicológico, através do toque. Ainda que o benefício da drenagem seja retirar edema, ou seja desinchar.
Os outros efeitos são sempre consequências.
Essa técnica na gravidez ainda está em estudos, mas já observei bons resultados. Por ser uma manobra leve, de movimentação precisa, causa também um grande relaxamento entre mamãe e bebê.
Atenção em gestantes tudo deve ter aval do médico comprovada por documento, pois a grandes mudanças fisiológicas no corpo das futuras mamães.
         
O procedimento deve ser executado depois do terceiro mês. E muita atenção para o ultimo mês da gestante.  Profissionais façam um trabalho consciente, gestantes exijam um trabalho consciente.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cuidados com a pele na gravidez

 A gravidez é um período mágico em que, normalmente, a mulher sente-se bastante feliz, embora fragilizada, e com um certo "medo" daquilo que pode estar por vir.
Nesse período  é preciso que ela tenha uma vida bastante equilibrada, incluindo atividades 

 voltadas ao lazer, a parte física ao trabalho, ao descanso, etc. 
 Com relação a pele, um problema enfrentado pelas gravidas está ligado a coceiras e alergias que causam bastante incômodo.. Existem até algumas doenças específicas pelo período, como o caso da herpes gestacional, vesículas e bolhas muito pruriginosas.
Há outro aspecto relacionado à parte estética. As gravidas apresentam maior suscetibilidade a manchas, pois a pele fica mais sensível a radiação ultravioleta. Além disso, existe também uma predisposição ao aparecimento de estrias, principalmente no abdome e nos seios. E no final da gravidez, é comum surgirem varizes na superfície da pele, principalmente por tendência familiar.
A pele das gravidez também fica sensível muitas vezes a certos tipos de roupas.

        Cuidados que devem ser observados

Antes de comentamos sobre os tratamentos devemos informar que  as gestantes não devem usar certas substâncias com ácido retinoico, substancia muito utilizada para retardar envelhecimento.
No período da lactação também devemos ter alguns cuidados.
Gravidez não é sinônimo de doença, mas ali há um inicio de um novo ser de uma nova existência.
                   

Gestantes também tem que redobrar o cuidado com o sol. É importante que a gravida use diariamente o filtro solar com fator de proteção alto para se proteger tanto dos raios UVA como dos UVB evitando o aparecimento de manchas.
                  

   Outro cuidado é com relação a hidratação gravidez tem sempre que manter a pele bem hidratada. Com um hidratante de boa qualidade.  Com indicação médica. 
 As arias mais afetadas são: abdome, quadris e região dos seios.
 É aconselhável  que o creme hidratante seja a base de ureia, alantoína e ácido hialurônico, substâncias que não causam problemas a pele.

                 


 Fonte: Beleza levada a sério da Dr Denise Steiner
Adaptei ao meu entendimento

Já surgiram novas técnicas. Esse livro eu li quando ainda estava no curso e nem me imaginava trabalhando com estética, entretanto indico tanto para profissionais como para o público final. Ele dá uma visão de grande seriedade aos procedimentos.