Participe do site

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Quando a beleza rompe os seus limites

Bom dia! Hoje véspera de um merecido feriado!
Eu desejo a todos vocês um dia surpreendente.
Mas vamos para o assunto de hoje. 
Você se preocupa com sua aparecia? Você acredita que exagera?
Não consegui sair de casa por está se achando feia ou feio?
Você se acha magro demais? Quando falam que você está bem você simplesmente não acredita?
Mesmo que a balança diga que está abaixo do peso e o seu IMC(Índice de massa corpórea) estejam  baixos, você pensa que ficaria melhor com alguns quilinhos a menos? Você senti culpa ao comer? Toma ou pensa em ingerir laxantes? Provoca vômitos? Como é a sua relação com alimentos?
Será que simplesmente você não pensa em nada disso?
Esses perguntas estão ligadas justamente ao que se refere as distorções ligadas a beleza. Esse problema tem uma grande carga emocional, psicológica, social e também mental, pois as distorções são sempre provocadas pela mente.
O individuo que passa por uma situação assim está doente e precisa do médico e também de uma equipe como psicólogos, nutricionistas.
Por favor fiquem atentos se tem algo da sua família ou ciclo de amizade passando por isso. Fique consciente!

As patologia ali citadas chamam-se anorexia; quando o individuo deixa de comer por em sua visão distorcida sempre se ver muito acima do peso; bulimia: quando se desenvolve uma compulsão por alimentos associada há um grande sentimento de culpa. Resulta vômitos forçados e grande ingestão de laxantes; vigorexia: o individuo fica escravo da sua  forma física e almeja um corpo atlético,fica obcecado por alimentação que acredita ser saudável e uma árdua rotina de exercícios físicos.
Talvez vocês se perguntem, porque o blog de uma massoterapeuta aborda temas tão diferentes? Aqui não era para falar de massagem?
 
Esse é o livro da Camila Cury- A beleza está nos olhos de quem ver indico  para todos e todas.
Eu já trabalhei com estética e a bem pouco tempo e tive alguns exemplos de pessoas que desenvolviam tais patologias ou mesmo apresentavam certas tendências a esses aspectos.Li um livro da Camila Cury( psicologa-filha do Augusto Cury

( filha do Augusto Cury) que abordava muito bem esse tema. Eu mesma não queria me escravizar ou viver apenas por um corpo perfeito.

Nós profissionais da saúde ou da estética temos que ficar atentos a esses possíveis pacientes. Afinal lhe damos com vidas. Não com números. E pessoas como disse post anterior, são feitas de mente, de emoção, sentimento, história, fisiologia. Tente orientar aqueles você assiste. A não ser se esse alguém não se abrir. Faça a diferença não contribua para essas patologias. 
Não tão complicado para nós profissionais identificarmos um  individuo com essas patologias observe que ele nunca fica satisfeito com o tratamento.
Você que se encontra nesse quadro se abra para a vida! Busque ajuda! Não fique sozinho!

Você muito mais do que pode enxergar no espelho! Confie na sua essência e naquilo te faz especial.
E como já dei a dica para problemas psicossomáticos procure desenvolver uma atividade que mexa com sua criatividade. Procure tirar o foco  do corpo.
 Exercite seu lado esquerdo cérebro! Que indica a tal criatividade.



A arte é expressão da alma, portanto se expresse. Pinte, desenho, faça como eu crie histórias, prosas, poesias, faça esculturas, sejam compositores, mas do que musicas, sejam os produtores da vida de vocês.

Pintura de Francisco Souza Ferreira, renomado pintor maranhe-se


Use e abusem dessas dicas ou não usem nada como diria Augusto Cury " Suba no palco da vida", mas vivam e não deixem de procurar ajuda profissional esse distúrbio pode causar a morte, mas você pode escolher a vida!




























Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta sobre o assunto