Participe do site

domingo, 20 de março de 2016

Hábitos saudáveis que nos deixam menos suscetíveis ao câncer

  Boa tarde!
Mais um post sobre prevenção ao câncer. Como já devem saber recebo e-mails, tais informações são importantíssimas de serem.compartilhadas. As políticas adotadas para que a população em geral se torne mais saudável e menos suscetível ao desenvolvimento do câncer são fundamentais.
Com base nisso, Ana Paula Martins, pesquisadora de alimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (veja quadro), que contém ferramentas para uma melhor alimentação. “Trabalhamos para garantir o direito à informação adequada com rela- ção à alimentação. Também queremos melhorar a legislação dos alimentos, referente à qualidade e à publicidade, e ainda ampliar o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos.”
A atividade física, sem dúvida, também é importante aliada na prevenção do câncer. Mas apenas 3% da população mundial adotam esse hábito, sendo que 10% das mortes prematuras de câncer de mama e colón estão relacionadas à inatividade física. “Se de cada dez pessoas uma passasse a fazer atividade física, seriam menos 500 mil mortes no mundo. A atividade física é uma das melhores maneiras de ter uma vida com maior qualidade. Precisamos dar mais atenção a isso. O Programa Academia da Saúde talvez seja o maior marco do Ministério da Saúde. Ele é bem recente, mas com certeza deve ser reconhecido. Mas precisamos criar mais programas, para estimular a atividade nos ambientes corporativos e no ambiente escolar também”, defende Ricardo Oliveira, diretor técnico da Clínica de Gerenciamento Global de Saúde Take Care.
O álcool, claro, não poderia ficar de fora do debate dessa natureza. Afinal, ele é um dos grandes agentes que atuam para o surgimento do câncer – como o de mama, por exemplo. “A ACT trabalha por mudanças. As políticas públicas referentes ao tabagismo nos mostraram que é possível, sim, trazer melhores resultados para a saúde. Se adaptarmos para o uso de álcool, tenho certeza de que mudaria o cenário de hoje. Entre as opções, está uma maior taxação no produto. Mexer nas questões que envolvem a publicidade também é importante, mas aí é mais complicado, afinal, a cerveja, perante nossa legislação, não é considerada álcool, pasmem”

O post Hábitos mais saudáveis nos deixam menos suscetíveis ao câncerapareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é o melhor remédio para a prevenção.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou pergunta sobre o assunto